Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024: Ceará celebra os vencedores com a presença da ACI no júri

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) esteve presente na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024, com a participação do presidente Helly Ellery como integrante do júri da etapa estadual do Ceará. O evento, realizado no Náutico Atlético Cearense, premiou reportagens de destaque em diversas categorias, como Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário.

Helly Ellery, ao lado de outros jurados renomados como Carlos Viana Freire Júnior, assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), avaliou os 87 trabalhos inscritos nesta edição, um crescimento de 61% em relação ao ano anterior.

Para o Presidente da ACI, o prêmio é um estímulo ao bom jornalismo e a oportunidade de conhecermos histórias exitosas e transformadoras. “Assim como o tema previa, os trabalhos dos colegas nos deram a oportunidade de conhecermos exemplos de iniciativas que transformam vidas e realidades. Histórias da vida real, da economia concreta. Gente que impulsiona a economia pulsante, bem diferente da jogatina mercadológica de especuladores que recebem espaços generosos nos veículos de grande porte. Vida longa ao Prêmio Sebrae. Vida longa ao trabalho do Sebrae e vida longa aos homens e mulheres que geram emprego, renda e sonhos com caráter e coletividade”, arremata.

Durante a solenidade, foram reconhecidos os esforços dos profissionais de imprensa em dar visibilidade ao papel dos pequenos negócios na economia cearense, conforme destacado pelo superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.

O superintendente, ao abrir a solenidade da 11ª edição do PSJ, parabenizou os jornalistas do estado, destacando que o trabalho deles é fundamental para dar visibilidade aos pequenos negócios, um segmento crucial para a economia brasileira e cearense. Ele afirmou que os jornalistas são “importantes aliados do trabalho do Sebrae na missão de mostrar à sociedade como estes pequenos negócios desempenham um papel relevante na geração de emprego e renda”. Cartaxo também reforçou que esses negócios são o motor da economia real, impactando diretamente a vida cotidiana das pessoas.

Os vencedores da noite foram anunciados nas cinco categorias do Prêmio Sebrae de Jornalismo, sendo eles:

– Categoria Texto: Wanderson Trindade, do Portal O POVO+, com a reportagem “Games como negócios”.

– Categoria Áudio: Camila Magalhães, da Rádio O POVO CBN, com a matéria “Recomeços: o impacto do empreendedorismo na história das pessoas”.

– Categoria Vídeo: Aline Oliveira e Alessandro Torres, da TV Verdes Mares, com o trabalho “Artesanato: tradição de muitas mãos”.

– Categoria Fotojornalismo: Fabiane de Paula Souza, do Diário do Nordeste, com a reportagem “Artesã indígena de Caucaia supera depressão com negócio de bonecas de pano”.

– Categoria Jornalismo Universitário: Jonathan Borges Ferreira, da Universidade Federal do Ceará, com a matéria “Rapadura é doce, mas não é mole”.

Os vencedores receberam um troféu especial e terão a oportunidade de representar o Ceará na etapa regional, com chances de avançar para a fase nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

A participação de Helly Ellery no júri reforça a presença da ACI em eventos que prestigiam o jornalismo cearense e seu impacto positivo no desenvolvimento regional.