A Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) realizou, sexta-feira (15/07), no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, um seminário sobre legislação eleitoral, com o objetivo de orientar aos radiodifusores, radialistas e comunicadores sobre procedimentos que devem ser adotados pela mídia durante o período que precede as eleições e no próprio período eleitoral, que se estenderá até 2 de outubro (primeiro turno) e, em casos de segundo turno para presidente da República e governador, 30 de outubro.
Os diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Gilson Moreira e Salomão de Castro, participaram do evento. “O seminário promovido pela Acert foi importante atualizar comunicadores e radiodifusores sobre condutas permitidas e proibidas em período eleitoral. A ACI procurou colaborar do evento por meio de dois diretores presentes, porque entendemos que iniciativas como essas devem ser feitas. Temos que estimular a que essas discussões cheguem ao conjunto de comunicadores do Estado pra que a cobertura das eleições seja feita sem nenhum tipo de problema, sem nenhum tipo de restrição e punição a quem está levando a informação para sociedade” afirmou Salomão de Castro, diretor da entidade.
O evento teve como público-alvo os profissionais das emissoras afiliadas à Acert, porém foi aberto ao público em geral, abordando, dentre outros assuntos, os temas da propaganda gratuita no rádio e na televisão e as condutas vedadas a essas empresas no desenvolvimento das campanhas dos candidatos.