A Associação Cearense de Imprensa teve sua atuação reconhecida na noite de entrega do 6º Prêmio MPCE de Jornalismo, promovido pela Secretaria de Comunicação do Ministério Público do Ceará (Secom/MPCE). O evento, que reuniu profissionais da comunicação cearense, destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pelos jornalistas do Ceará e a coragem de enfrentar e provocar pautas necessárias e delicadas.
Além da entrega dos prêmios aos jornalistas, o Ministério Público do Estado do Ceará homenageou a ACI pela firme defesa da democracia e da liberdade de Imprensa. Helly Ellery, presidente da entidade, recebeu a honraria e enfatizou a atuação da instituição. Durante seu discurso. “Temos um compromisso histórico de quase 100 anos em defesa da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito. É necessário muita luta para conquistar democracia. E mais luta ainda para mantê-la. O ovo da serpente foi gerado e ela hoje está ai ameaçando as instituições, as autoridades e o livre trabalho dos trabalhadores do jornalismo e dos veículos de imprensa”, destacou.
O Presidente também relembrou o esforço conjunto entre as entidades representativas da comunicação e o Ministério Público para garantir o trabalho seguro dos jornalistas nos períodos mais delicados. “É muito importante receber o prêmio aqui nessa Casa. Foi o MP que se ergueu nas eleições de 2022 e nesse ano para reunir as entidades representativas da imprensa e criar o plano de combate ás ameaças contra os colegas. As tiranias tem receituário sistemático. Elas tem como princípio atacar as instituições do Estado responsáveis pelos freios e contrapesos e o trabalho livre da imprensa. Nós, de forma integrada, estamos atentos e fortes e não permitiremos”, assegurou.
A diretora da ACI, Ângela Marinho, também participou do evento como jurada do prêmio, contribuindo para a avaliação de trabalhos jornalísticos que exaltaram o papel do MP na defesa dos direitos e na promoção da justiça no Ceará.
Sobre o prêmio
O 6º Prêmio MPCE de Jornalismo premiou 12 trabalhos em categorias como Jornalismo Impresso/Web, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo, reconhecendo a dedicação e o talento dos profissionais da comunicação cearense. Além disso, a cerimônia foi marcada por homenagens a entidades e personalidades que se destacaram em suas contribuições ao jornalismo e à sociedade.
Com 99 anos de história, a ACI reafirma seu papel como guardiã da liberdade de imprensa e defensora dos direitos dos trabalhadores da comunicação, sendo uma peça fundamental na construção de uma sociedade democrática e plural.