Por Cibele Moraes
Os estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Cariri dedicaram-se à produção de “O Reino da Glória”, um documentário que mergulha na vida de Glorinha, figura icônica do Crato, localizado na região do Cariri, conhecida por seu famoso cabaré entre as décadas de 50 e 80. No dia 13 de dezembro, às 10h30, na Associação Cearense de Imprensa, em Fortaleza, todos estão convidados a assistir o documentário que será gratuito e aberto ao público. Com relatos íntimos da família e amigos de Glorinha, o filme revela sua personalidade vibrante e as histórias envolventes que cercam seu estabelecimento lendário, que não apenas marcou época, mas também impulsionou o comércio local e atraiu visitantes de todo o Brasil.
A narrativa destaca como o cabaré de Glorinha se transformou em um importante ponto de encontro cultural e social, explorando o impacto histórico e cultural dessa figura empreendedora no Crato. O documentário vai além de contar sua trajetória e realizações, ao resgatar sua memória para as gerações presentes e futuras, revelando também aspectos de sua intimidade como mãe e mulher.
O documentário se apoia em uma rica pesquisa de arquivos históricos e imagens inéditas para reconstruir o ambiente vibrante da época e a trajetória de Glorinha. As músicas que marcaram as noites do cabaré, sua personalidade cativante, sua vida íntima e, sobretudo, sua experiência como mãe são exploradas, oferecendo ao público uma visão envolvente e nostálgica.
“O Reino da Glória” explora a influência de Glorinha na emancipação e no empoderamento feminino em uma época marcada por costumes rígidos, evidenciando seu papel pioneiro na busca por espaço e reconhecimento das mulheres no cenário empresarial. Fruto do trabalho colaborativo dos alunos, a produção busca não apenas informar, mas também emocionar o público.
Mais detalhes no Instagram @oreinodagloriadoc