A Associação Cearense de Imprensa (ACI) realizou uma roda de conversa no auditório da ACI, em Fortaleza, com o tema “Desinformação e eleições – a máquina de mentiras que desestabiliza o debate público”. A jornalista e pesquisadora Eliara Santana destacou os desafios que o Brasil enfrenta com a disseminação de notícias falsas, especialmente em momentos cruciais como as eleições municipais, que atualmente estão em seu segundo turno em diversas cidades do país. O evento aconteceu neste sábado, 19 de outubro. Ela ainda autografou três de seus livros sobre o tema da desinformação nos processos eleitorais. A mesa foi composta por Ângela Marinho, diretora da ACI, Salomão de Castro, também diretor da ACI e representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
.Angela Marinho, diretora da ACI, comenta sobre o evento e ressalta a importância da palestra para os profissionais da área de comunicação. “A palestra de Eliara Santana chama a atenção para a nossa responsabilidade, enquanto profissionais de comunicação, em meio a um cenário dominado por uma mídia tradicional hegemônica que, apesar da disseminação das informações pelas redes sociais, ainda é um meio de comunicação importante para a população ter acesso aos fatos, formar suas opiniões e tomar decisões. Como votar”, afirmou Ângela, destacando o papel crucial da mídia no fortalecimento da democracia.
A jornalista Eliara Santana, doutora em Linguística e especialista em análise de discurso, trouxe reflexões profundas sobre como a desinformação tem moldado o cenário político brasileiro, prejudicando o diálogo público e a confiança nas instituições democráticas. Em sua fala, destacou que o ecossistema de desinformação não pode ser discutido sem entender o sistema de comunicação que está em interface com ele. A autora aproveitou a oportunidade para autografar seus livros, entre eles “Jornal Nacional – Um projeto de poder”, que aborda a influência da mídia na construção das narrativas políticas no Brasil.
Salomão de Castro, também diretor da ACI e representante da ABI no evento, reforçou a importância da discussão levantada durante a roda de conversa. “A palestra e o lançamento de livros da jornalista Eliara Santana enriqueceram a discussão sobre os riscos da desinformação nos processos eleitorais. No momento em que várias cidades se encontram no segundo turno das eleições para prefeito, a ACI e as entidades parceiras deram uma grande contribuição para a defesa da democracia”, afirmou.
O evento contou com a participação da jornalista Samira de Castro, presidenta da FENAJ, que compôs a mesa e contribuiu para os debates, ao comentar a responsabilidade dos jornalistas nesse processo. Ao final, o público pôde interagir com a palestrante em uma sessão de autógrafos e trocar ideias em um ambiente descontraído, com vista para a Praça do Ferreira, tornando o encontro não apenas informativo, mas também um espaço para reflexão e confraternização.