ACI REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE DESINFORMAÇÃO E ELEIÇÕES COM A JORNALISTA E PESQUISADORA ELIARA SANTANA

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) realiza neste sábado, 19 de outubro, roda de conversa sobre o tema “Desinformação e eleições – a máquina de mentiras que desestabiliza o debate público”, com a jornalista e pesquisadora Eliara Santana. O evento é uma parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, a Federação Nacional dos Jornalistas e a ADUFC – Seção Sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. O evento acontece a partir das 13 horas, no auditório da ACI (rua Floriano Peixoto, 735 – 5º andar).

Em seguida, a jornalista irá autografar três livros no terraço, de sua autoria ou coautoria. Suas obras abordam a temática apresentada, em uma reflexão sobre os impactos da desinformação nos processos eleitorais brasileiros, discussão oportuna às vésperas do segundo turno das eleições municipais.

Eliara Santana é jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa, na linha de Análise do Discurso, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisadora do Observatório das Eleições, uma iniciativa do INCT IDDC, coordenado pelo professor Leonardo Avritzer, e professora de pós-graduação da Escola do Legislativo da ALMG. Foi pesquisadora associada no Centro de Lógica, com pesquisa sobre desinfodemia e ecossistema de desinformação. Também integra o grupo de pesquisa Mídia, Opinião Pública e Relações Internacionais (MOPRI/UEPB).

Eliara Santana

Seu campo de estudo aborda eleições e mídia no cenário nacional, tema dos livros de sua autoria, que discorrem sobre como o ecossistema de desinformação tem moldado a opinião pública e prejudicado o debate democrático. Segundo a palestrante, “não é possível discutir e entender os processos democráticos no Brasil sem compreender o funcionamento do sistema de comunicação e do ecossistema de desinformação, que estão em interface”.

A autora ressalta que esse fenômeno tem sido especialmente prejudicial nos últimos anos, desestabilizando o diálogo público e a confiança nas instituições e destaca a importância de ampliar o debate sobre a comunicação e a desinformação, especialmente diante dos desafios democráticos atuais. “Mais do que nunca, é primordial discutirmos os caminhos da desinformação e o papel da comunicação para a democracia”, afirma. Após o evento, a autora autografa livros de sua autoria e coautoria:

Jornal Nacional – Um projeto de poder: A narrativa que legitimou a desconstrução da democracia brasileira. O livro mostra como o jornal de maior audiência da televisão brasileira foi personagem ativo de alguns dos principais acontecimentos políticos brasileiros dos últimos anos – da Lava Jato, ao impeachment de Dilma Rousseff, da prisão e do silenciamento de Luiz Inácio Lula da Silva até a ascensão de Jair Bolsonaro.

Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil. Organizadores: Eliara Santana, Leonardo Avritzer e Rachel Bragatto. O processo eleitoral de 2022 foi um dos mais intensos e complicados das últimas décadas no país, em especial no que toca aos abusos de poder, à desinformação e ao desrespeito às regras do jogo democrático. Nesse período, pesquisadores do Observatório das Eleições – iniciativa que, desde 2018, produz análises sobre os processos eleitorais – dedicaram-se a compreender as questões que emergiram e a produzir artigos para que essas reflexões fossem compartilhadas com a sociedade brasileira. A partir desse movimento, nasceu o livro.

Comunicação, Desinformação e Reconstrução Democrática do Brasil. Sintetiza as discussões de um seminário realizado em 2023, iniciativa conjunta do Observatório das Eleições e da Democracia em conjunto com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa “Barão de Itararé”. A ideia do seminário surgiu de uma grande inquietação para entender as interfaces entre comunicação, desinformação e democracia, sobretudo após os últimos cinco anos, quando assistimos à consolidação de um poderoso ecossistema de desinformação, causador de tantos danos ao país.

O evento é aberto ao público e promete ser uma oportunidade valiosa para aprofundar as discussões sobre os efeitos da desinformação na política brasileira, com foco no papel dos meios de comunicação e no impacto das eleições de 2022. Enquanto acontece a tarde de autógrafos, os presentes poderão aproveitar da bela paisagem do terraço, com vista para a Praça do Ferreira, com uma musiquinha boa e cervejinha gelada, no preço, garantindo um ambiente descontraído para a troca de ideias. Não perca!

Serviço:

Evento: Roda de Conversa/Palestra com Eliara Santana “Desinformação e eleições – a máquina de mentiras que desestabiliza o debate público”

Data: 19 de outubro de 2024 (sábado) Horário: 13h

Local: Auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI) – Terraço