Diretores da ACI se unem com MPCE para garantir proteção aos profissionais de imprensa nas eleições 2024

A convite do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), os diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Ângela Marinho e Salomão de Castro, participaram de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (03/10) com o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley Carvalho, para discutir a segurança dos profissionais de comunicação durante as eleições de 2024. Salomão de Castro também representou a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A reunião contou ainda com a presença de diversas outras entidades, como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, representado por Rafael Mesquita; o Sindicato dos Radialistas, com Daiany Pinto; a Associação Brasileira de Imprensa, através de Salomão de Castro; e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), com Carmen Lúcia Dummar. Representantes de grupos de comunicação como Viana Junior e Edson Ferreira, do Grupo Cidade, e Sebastião Agostinho, do Grupo O Otimista, também estiveram presentes.

A jornalista Ângela Marinho destacou a importância desse apoio, mencionando que “os profissionais de comunicação são expostos a situações de risco em um momento de eleição polarizada. E muitos não entendem que o nosso papel é informar, sem viés partidário. Por isso, precisamos de proteção.” Ela ressaltou a necessidade de articulação com as forças de segurança para garantir a integridade dos jornalistas e radialistas que atuarão no pleito.

Salomão de Castro parabenizou a iniciativa do Ministério Público, reforçando que “o trabalho conjunto das entidades é importante para assegurar condições adequadas de trabalho aos profissionais de imprensa no primeiro e segundo turnos das eleições municipais deste ano.”

Durante a reunião foi estabelecido um protocolo de comunicação direta entre as entidades representativas dos profissionais de imprensa e o MPCE, a fim de coibir possíveis casos de violência. Além disso, foi discutida a criação de um canal direto entre a imprensa e os órgãos de segurança pública para facilitar denúncias de eventuais episódios de violência física ou virtual. Tanto o MP como a ACERT manterão um plantão durante o dia da eleição. O Dr. Haley informou que todos os municípios cearenses manterão seus promotores públicos atentos até o dia seguinte, investidos como autoridades eleitorais.

A ação conjunta visa garantir a segurança física e virtual dos jornalistas que atuarão em todos os muno território cearenses, considerando as particularidades locais e os desafios de segurança em um pleito com risco de polarização e interferência de facções criminosas.