ACI celebra 99 Anos com festa e reafirmação da luta pela PEC do Diploma

No último domingo, 14 de julho, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) celebrou seus 99 anos de história e contribuição aos jornalistas e profissionais da imprensa. O evento, que ocorreu no terraço da Casa do Jornalista foi um momento de muita alegria, encontros, confraternização e luta.

O presidente Helly Ellery, em seu discurso no aniversário de 99 anos da Associação Cearense de Imprensa, destacou a importância histórica e a relevância contínua da entidade. “A ACI sempre funcionou com base nas convergências, desde as primeiras reuniões para defender colegas jornalistas que sofriam agressões nas ruas por criticarem o governo da época. Ao longo das décadas, construímos uma história rica e multifacetada, fundamentada na união e no apoio mútuo. Esta casa é um pertencimento de todos nós. Celebrar aqui representa a convergência, a luta e a alegria, sem perder a ternura”, afirmou Ellery, ressaltando o papel essencial da entidade na defesa e promoção dos direitos dos profissionais da imprensa.

A comemoração reuniu profissionais da imprensa, diretores e associados em um ambiente acolhedor, com música ao vivo, comida e bebida, proporcionando um clima de festa e união. Bob Araújo e sua banda foram responsáveis por embalar a tarde com uma apresentação musical vibrante, que animou os presentes.

O destaque do evento foi a renovação do compromisso com a luta pela PEC do Diploma, uma causa importante defendida pelo Sindjorce e pela FENAJ. Desde março, a proposta voltou à agenda legislativa na Câmara dos Deputados, e a celebração dos 99 anos da ACI serviu como um momento oportuno para reforçar a importância dessa batalha pelo reconhecimento e qualificação dos jornalistas.

Salomão de Castro, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e diretor da ACI, refletiu sobre a trajetória das entidades jornalísticas desde 2009, destacando momentos cruciais como a queda do diploma no STF e a aprovação da PEC no Senado: “De 2009 para cá, muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo. Naquela época, tínhamos um governo civilizado e um congresso equilibrado, sem o reacionarismo de hoje. A aprovação da PEC no Senado, com grande apoio, contrasta com o pouco avanço na Câmara, refletindo a piora qualitativa e quantitativa de sua composição. Nós, como jornalistas e comunicadores, devemos estar sempre envolvidos com essas questões.”

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita, esteve presente e destacou a importância histórica e simbólica do local para os jornalistas. Ele mencionou que “é uma alegria muito grande, como ele colocou. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará foi não só pensado, como fundado nesse espaço; sua primeira sede foi aqui, a casa do jornalista, no prédio da ACI.” Rafael também reforçou o compromisso da entidade com a celebração dos 99 anos e a preparação para o centenário, abordando a relevância da PEC do Diploma. Ele ressaltou que, em uma era onde todos podem se comunicar de alguma forma, há uma diferença clara entre a atividade profissional dos jornalistas e a atuação de influenciadores, destacando a importância da ética e da formação superior na profissão.

Além das festividades, o encontro proporcionou uma rica troca de ideias entre os participantes, fortalecendo os laços dentro da categoria e renovando o espírito de luta e união. A celebração não apenas marcou quase um século de atuação da ACI, mas também destacou a importância de continuar defendendo e valorizando a profissão de jornalista.

A jornalista Ângela Marinho, diretora da ACI, enfatiza que a decisão do Supremo Tribunal Federal não teve impacto significativo no mercado de trabalho para jornalistas. Ela ressalta: “Durante esses 16 anos, as empresas de comunicação, os empresários, as instituições públicas e privadas continuaram nos contratando.” Ângela argumenta que a demanda por jornalistas qualificados permanece alta, pois as empresas valorizam a expertise adquirida através dos estudos e da formação profissional.

Foi um dia de grande significado para todos os presentes, celebrando a história da Associação Cearense de Imprensa e reforçando a importância da união e da luta pelos direitos da categoria.

A mobilização pela PEC do Diploma na Câmara dos Deputados conta com o apoio de dez deputados federais cearenses, representando 45,4% da bancada do estado. A campanha pela aprovação da PEC, retomada em 2023 e liderada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), tem o apoio da Associação Cearense de Imprensa e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Um grande ato em defesa da PEC ocorreu durante a sessão solene pelo Dia do Jornalista em abril de 2023. A mobilização continua, buscando o apoio dos 12 deputados restantes para alcançar a maioria necessária. Mais informações estão disponíveis no site da Fenaj.

Confira a participação dos deputados federais na luta pela PEC do Diploma:

Os parlamentares André Figueiredo, Célio Studart, Danilo Forte, Eunício Oliveira, Fernanda Pessoa, Idilvan Alencar, José Airton Cirilo, José Guimarães, Luizianne Lins e Matheus Noronha se declararam favoráveis à proposta.