ACI, 99 ANOS

Além da importante representação para a história do Ceará, a nossa Associação Cearense de Imprensa, que hoje comemora 99 anos, tem marco na arte urbana de Fortaleza. Quatro anos depois da sua fundação, em 1925, o presidente da ACI, Gilberto Câmara comandou campanha para a construção do mais belo conjunto escultórico de Fortaleza: o monumento à José de Alencar. Criação do artista paulista Humberto Bartolomeu Cozzo, inaugurado em 1 de maio de 1929 ( centenário de nascimento do escritor cearense), à época, praça Marquês de Herval, atualmente Praça José de Alencar.
O monumento foi executado em 59 blocos, pesando sessenta quilos cada um, de granito branco de Itaquera, com altura de 6,5 m e 4 m de largura os baixos relevos foram inspirados nos romance “Iracema” e o “Guarani”.
Segundo pesquisa do jornalista Ciro Câmara, para construir o monumento, a ACI realizou campanha de contribuição financeira envolvendo vários segmentos sociais da cidade: a Prefeitura contribuiu; Livro de Ouro; jogos de futebol com rendas destinadas, colaboração financeira importante do empresário Francisco de Francesco di Angelo e outras doações.
Foto/Arquivo Nirez: O presidente da ACI, Gilberto Câmara posa para fotografia no dia da inauguração do conjunto escultórico, ao lado do escultor paulista Humberto Cozzo.