“Vilões do Cinema” tem sete atrações no Cineteatro São Luiz

Por Salomão de Castro

Prossegue no Cineteatro São Luiz, de sexta-feira (21/06) a domingo (23/06), a programação especial “Vilões do Cinema”, com sete obras consagradas em que a figura do vilão tem grande peso nas narrativas. A programação é gratuita, com sessões variadas. Ela inclui obras consagradas, algumas delas premiadas e outras que inseriram os antagonistas na cultura pop mundial.

Entre os destaques, está o clássico “Psicose” (1960), de Alfred Hitchcock. Trata-se de uma trama com várias reviravoltas e que apresentou ao mundo o aparentemente pacato Norman Bates (Anthony Perkins), cuja saga inspirou a criação de muitos psicopatas ao longo das décadas seguintes. Teve quatro indicações ao Oscar quando lançado, incluindo as de melhor direção, atriz coadjuvante (Janet Leigh) e trilha sonora.

“Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007), dirigido e roteirizado pelos irmãos Joel e Ethan Coen, trata-se de um western contemporâneo, em que a figura de Anton Chigurh (Javier Bardem), personaliza a morte ao encarnar um caçador de recompensas, em meio a uma perseguição que se desenvolve em etapas. Tenso, com fotografia marcante, é considerado um dos melhores filmes da dupla de cineastas. Ganhou o Oscar em quatro categorias, dentre as quais as de melhor filme, direção e ator coadjuvante (Javier Bardem).

Onde os Fracos Não Têm Vez

Também integra a programação “O Poderoso Chefão” (1972), de Francis Ford Coppola, primeiro longa da trilogia sobre a família Corleone, oriunda da Itália e que fez carreira nos Estados Unidos. No filme, Don Vito Corleone (Marlon Brando) precisa lidar com uma complexa sucessão familiar, que envolve os filhos Michael (Al Pacino), Sonny (James Caan), Fredo (John Cazale) e Tom Hagen (Robert Duvall). Clássico absoluto, venceu os Oscar de melhor filme, ator (Marlon Brando) e roteiro adaptado.

“O Silêncio dos Inocentes” (1991) aborda a trajetória da jovem agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster), que deve receber a ajuda do psiquiatra Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), considerado canibal manipulador, que se encontra preso, para ajudar a capturar outro assassino em série, Buffalo Bill (Ted Levine), que arranca a pele de suas vítimas, mulheres, com objetivo específico. Grande sucesso quando de sua exibição original, é um dos três filmes a ter conquistado as cinco principais categorias no Oscar, em 1992: melhor filme, direção, atriz (Jodie Foster), ator (Anthony Hopkins) e roteiro adaptado.

O Silêncio dos Inocentes

Também integram a programação “O Exterminador do Futuro”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Laranja Mecânica”.

Sexta-feira (21/06)
14h – Psicose
16h30 – Onde os Fracos Não Têm Vez
19h – Laranja Mecânica

Sábado (22/06)

10h – O Exterminador do Futuro
13h30 – Batman: O Cavaleiro das Trevas
16h30 – O Poderoso Chefão

Domingo (23/06)

10h – Onde os Fracos Não Têm Vez
13h30 – O Silêncio dos Inocentes
16h – Laranja Mecânica

Serviço

Programação Especial – Vilões do Cinema.

Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500/Centro.

Até 23 de junho (vários horários).

Informações sobre classificação indicativa no site cineteatrosaoluiz.com.br