Até o dia 26 de abril, o jornalismo cearense tem uma semana de intensos debates e reflexões na primeira edição da Semana Estadual de Jornalismo do Ceará. Organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o evento tem como tema “Jornalistas, Estudantes e o Futuro da Profissão”.
A programação inclui uma série de painéis que abordam questões fundamentais para o exercício da profissão e para o futuro do jornalismo. Na abertura oficial, realizada nesta segunda-feira (22/04), uma solenidade reuniu autoridades e representantes da categoria.
A mesa de abertura da atividade reuniu o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, o jornalista Lúcio Filho, que representou o governador Elmano de Freitas (PT) no ato, e o diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, também Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Após saudações feitas por Rafael e Lúcio aos presentes, Salomão enfatizou o papel da ABI em iniciativas de formação da categoria. Ele destacou a recente realização da II Semana Nacional de Jornalismo, que promoveu painéis variados relacionados aos 60 anos do golpe militar de 1964, com a participação de intelectuais, jornalistas e lideranças políticas, por meio de mesas de debate no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Natal (RN), Juiz de Fora (MG) e em Brasília (DF).
Salomão destacou ainda ter proposto ao coordenador da Comissão de Educação da ABI, Vitor Iório, que a III Semana Nacional de Jornalismo, a se realizar em 2025, venha a ter atividades realizadas em Fortaleza, por meio de articulação a ser promovida conjuntamente pela ABI, ACI e Sindjorce. Ele destacou que a II Semana Nacional de Jornalismo reuniu 35 palestrantes e certificou 300 estudantes, bem como que as palestras estão disponíveis no YouTube da ABI.
Patrocinada Edital da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, a Semana Estadual de Jornalismo é realizada de forma híbrida, permitindo tanto a participação presencial no auditório do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545 – Fortaleza/CE) quanto online via Plataforma Zoom, o que garante a inclusão de profissionais e estudantes de todo o estado, bem como de outras regiões do país.