*Com colaboração de textos e imagens da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
A Assembleia legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta terça-feira (11/04), sessão solene para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado anualmente na data de 07 de abril. A solenidade, promovida no Plenário 13 de Maio, contou com a presença de parlamentares e profissionais de comunicação do Ceará.
Compuseram a mesa os deputados Dra. Silvana (PL), que presidiu a sessão, Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT), autores do requerimento que originou a homenagem; assim como Almir Bié (PP) e De Assis Diniz (PT), subscritores da solicitação; além dos jornalistas, Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Francisco Rafael Mesquita Jerônimo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).
A cerimônia homenageou os jornalistas e sócios da ACI, Nonato Lima, Ana Maria Xavier, Kamila Fernandes, Inês Aparecida, Macário Batista, Samira de Castro e Fernando Maia.
Larissa Gaspar destacou a importância da categoria na atuação em defesa da democracia e do acesso à informação. Segundo ela, a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, e o acesso à informação são direitos fundamentais e não podem ser negados e têm de ser assegurados aos profissionais de imprensa.
O deputado Guilherme Sampaio enfatizou a essencialidade do papel dos jornalistas no atual contexto social de abundância de informação propiciada pelo advento da internet. “A gente nunca precisou tanto do jornalismo, como nesse universo multifacetado de fontes de informação como esse que nós vivenciamos”, disse.
A jornalista Inês Aparecida, destaca que a importância de reconhecer o trabalho jornalístico, enfatizando que foi a valorização, portanto, do jornalismo independente. “Ficamos honradas com a homenagem proposta pela deputada Larissa Gaspar porque é o reconhecimento de nosso trabalho e muito felizes por sabermos que esse trabalho está sendo produzido fora da imprensa tradicional.“
Nonato Lima, jornalista e também sócio da ACI, expressa sua felicidade em ser homenageado e comenta o quão importante isto é para a liberdade de expressão. “Compartilho com todos aqueles que defendem o jornalismo e liberdade de expressão, num ambiente democrático e de construção da cidadania. Construção essa que tem no jornalismo um espaço fundamental”, completa.
Homenagens
Durante a cerimônia, também foram homenageados ainda os jornalistas Fernando Maia; Eliomar de Lima; Claudio Teran; José Edison da Silva; Sara Oliveira; Inês Aparecida; Kamila Fernandes; Ana Maria Xavier; Raimundo Nonato de Lima; Francisco Carlôto Costa e Silva; Darlano Coelho Pinheiro; Francisco Wellington Lima; Cláudio Silvelino Martins da Silva; Fagner Leandro de Lima; Inácio Aguiar; e Chagas Vieira.