A Associação Cearense de Imprensa (ACI) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por meio da sua Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, repudiam, de forma veemente, as agressões sofridas pela equipe de reportagem da TV Jangadeiro, afiliada do SBT, na manhã desta terça-feira, 3 de janeiro. Um repórter e um repórter cinematográfico foram agredidos verbalmente e ameaçados por manifestantes de um acampamento ilegal e antidemocrático que fica localizado em frente ao Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza.
Os profissionais foram agredidos e expulsos do local no momento em que realizavam sua pauta jornalística. De acordo com a TV Jangadeiro, ao menos oito pessoas se aproximaram dos profissionais, com ofensas verbais e palavras de ordem. Os momentos são registrados em diversos vídeos, inclusive produzidos pelos próprios agressores.
A ACI e a ABI estão atentas e vigilantes sobre esse caso e qualquer outra ação que ponha em risco o trabalho e a integridade física e emocional dos trabalhadores da imprensa. As entidades pedem ainda uma rigorosa investigação do episódio de hoje pelas autoridades competentes e se colocam à disposição para acolher os colegas atacados e contribuir nas providências legais.
A ação cometida hoje por criminosos travestidos de patriotas comprova que a serpente do fascismo permanece viva no território brasileiro. Por fim, reforçamos a urgente necessidade de um conjunto integrado de esforços institucionais para prevenir fatos como esse, bem como investigar e punir os que ferem a legalidade e o direito livre e democrático ao trabalho dos veículos e profissionais da imprensa.