A Chapa 2 – Luta pela Democracia foi a vitoriosa nas eleições para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizadas nesta sexta-feira (29/04), com 361 votos, tendo Octávio Costa como presidente e Regina Pimenta como vice-presidente. Já a Chapa 1 – ABI: Democracia e Renovação, que teve Cristina Serra e Helena Chagas como candidatas a presidente e vice, respectivamente, obteve 264 votos. A posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e 1/3 do Conselho Deliberativo da entidade será no dia 13 de maio.
O presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e membro do Conselho Deliberativo da ABI, Salomão de Castro, analisou o resultado. “Foi uma disputa marcada pela expressiva participação de jornalistas nordestinos, em que o Ceará teve papel primordial, com a defesa de que a entidade tivesse um ações voltadas também para as regiões Nordeste e Norte, propostas da Chapa 1, para a qual procurei colaborar, com muito orgulho”, afirmou.
Salomão de Castro segue no Conselho Deliberativo da entidade por mais dois anos, representando o Ceará, com mandato até 13 de abril de 2024. “A disputa passa e os desafios para a entidade aumentam. Aqui, do Ceará, procurarei, junto com os e as colegas que se associaram à ABI, fortalecer cada vez mais a entidade”, pontuou.
Nota da Chapa 1 sobre o resultado da eleição
“Chegamos ao fim de uma jornada histórica!
Uma eleição como nunca se viu antes na ABI, com o engajamento de jornalistas de todo o Brasil, aumento significativo de filiações, debates entre candidatos, novas pautas, como a necessidade da representatividade regional, da diversidade e da inclusão racial e de gênero na nossa centenária entidade.
A ‘Chapa 1 – ABI Democracia e Renovação’ deu sua contribuição para o processo eleitoral, consciente das responsabilidades que nos aguardam como jornalistas e cidadãos, na conjuntura mais desafiadora da história recente do Brasil.
Reconhecemos a vitória da “Chapa 2 – ABI Luta pela Democracia” e desejamos sucesso a Octávio Costa e a Regina Pimenta no comando da nossa centenária entidade.
É hora de união em prol do Brasil, da ABI e dos jornalistas. Viva a ABI!
Assinado: Cristina Serra e Helena Chagas (Chapa 1)”