Agência da Boa Notícia abre inscrições para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2019

A Agência da Boa Notícia reitera o seu compromisso com a disseminação da Cultura de Paz na comunicação e lança a 12ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação. Os trabalhos concorrentes devem abordar a temática da cultura de paz na comunicação, adequada a cada mídia. As inscrições estão abertas a partir do dia 10 de outubro de 2019 e seguem até o dia 31. Como em anos anteriores, poderão ser feitas online, com exceção da categoria de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser feito presencialmente. 

A novidade da edição deste ano é a menção honrosa para trabalhos de “Comunicação Interna”, que ganham mercado e já exercem importante papel nas relações interpessoais nas empresas. A diretora da Agência da Boa Notícia, jornalista Angela Marinho, convoca profissionais e estudantes a participarem e chama a atenção para o pouco tempo disponível para as inscrições: – “Fazemos um apelo para que os colegas não deixem para a última hora. Temos muito trabalho pela frente, para alcançarmos o mesmo sucesso das edições anteriores. Contamos com vocês”!

Categorias

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2019 abrange 08 (oito) categorias, sendo 04 (quatro) voltadas para jornalistas profissionais, – 03 (três) para estudantes de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e 01 (um) para produtor de conteúdo online (para jornalistas e publicitários). Haverá uma menção honrosa para o professor orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e outra menção honrosa para trabalhos de “Comunicação Interna”.

As categorias são:

  • Profissional Jornalismo Impresso
  • Profissional Telejornalismo
  • Profissional Radiojornalismo
  • Profissional Fotojornalismo
  • Produtor de conteúdo online para jornalistas e publicitários – Serão considerados conteúdos online trabalhos autorais, de temática nacional, publicados em blogs, portais, sites, Youtube e videologs, produzidos e divulgados no País.
  • Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2018.2 a 2019.1;
  • Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno (ou grupo de alunos) de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs;
  • Estudante – Mídia eletrônica (produção de rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno (ou grupo de alunos) de Jornalismo ou Publicidade e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs.

Quem pode participar?

Podem inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Jornalismo, com atuação no Estado do Ceará ou em outros estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Ceará. 

A exceção é a categoria produtor de conteúdo online, que tem abrangência nacional e aceitará inscrições de jornalistas e publicitários, desde que os trabalhos estejam dentro do contexto da Cultura de Paz e tenham sido veiculados no âmbito digital.  As inscrições podem ser de trabalhos individuais ou de equipes.

Os trabalhos concorrentes devem ter sido publicados ou veiculados em qual período?

Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 1º. de agosto de 2018 a 30 de outubro de 2019. No caso dos TCCs devem ter sido defendidos e aprovados por banca da IES, nos períodos letivos de 2018.2 a 2019.1.

Como e onde fazer a inscrição?

As inscrições serão realizadas online, com exceção da categoria de TCC, que será feito presencialmente. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – www.boanoticia.org.br.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307, Aldeota, Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

Qual o prazo de inscrições?

As inscrições terminam no dia 31 de outubro de 2019, às 23h59 (se realizadas pelo site). Este ano, não haverá prorrogação, diante do tempo muito curto para a avaliação do júri.

Prêmio Gandhi

O Gandhi é um instrumento incentivador de boas notícias. Lançado em junho de 2007, foi o primeiro produto da ABN, idealizado com o objetivo de instigar jornalistas e comunicadores a produzir boas notícias sobre Cultura de Paz.
O Prêmio Gandhi de Comunicação 2018 registrou 110 inscrições. Desde 2008 foram inscritos 904 trabalhos. Desse total, 546 foram inscrições de profissionais, 288 estudantes e 70 de produtores de conteúdo online, categoria que mais cresce. Já foram pagos R$360.500,00. Esse ano, a premiação será de R$39 mil, distribuídos entre os vencedores das oito categorias. Cada vencedor recebe certificado de participação, como também as duas menções honrosas. A equipe ou profissional vencedor ganham o troféu Gandhi.